1 de ago. de 2020

AS BELEZAS

Meu caro, minha cara.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção quando conheci o Congresso Nacional foi a parede de azulejos de Athos Bulcão que fica entre o Salão Verde e Azul.

O painel é composto por três padrões de azulejo. Mais nada. Simples assim. Colocados ao acaso, sem ter lado de cima ou de baixo, direita ou esquerda. O resultado daquele caos é belo e natural. Se fosse planejado, seria chato.

Pensava, maravilhada, como ele teve essa ideia inédita...

Muito tempo depois, num documentário sobre pássaros, estudiosos revelaram o que descobriram sobre a revoada de algumas espécies. Vocês sabem do que estou falando... Aquela revoada mágica, randômica e perfeita. Aquele balé aéreo e perfeitamente coordenado pelo acaso.

O que eles descobriram? Três regras básicas de orientação, de acordo com o movimento dos seis indivíduos mais próximos. E é isso que define o movimento de centenas de pássaros: três regras básicas.

Daí eu percebi que a ideia de Athos não era inédita. É uma regra natural, caótica, simples.

Deve ser por isso que eu acho beleza nesses três lugares: em lugares naturais, em lugares simples e em lugares caóticos.

Lugares produzidos pela natureza do mundo e pela natureza dos homens.

Para o bem e para o mal.

Ribeirão Preto, 01 de agosto de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário