19 de set. de 2019

MESMO TRAJETO

Meu caro, minha cara.

Setembro é época de céu opaco. Só quem vive aqui sabe o que é.

Acordo e fico na cama, pois não sou do tipo de pessoa que acorda e levanta num salto. Decido sair dela quando o Juvenal chegou do lado de fora, arranhando a porta do quarto, querendo entrar. Os miadinhos dele cessam e vou até ele. Magro, já que não tem vontade de comer devido ao calor intenso, ele só bebe água. Aos montes.

Abro a porta, ele olha pra mim e se apoia nas patinhas traseiras pra se projetar nos meus braços: quer colo, o danado. Pego ele que nem criança e fico andando pela casa assim, com ele no meu colo, feito o filho humano que acho que nunca vou ter.

É muito gostoso sentir ele ronronar...

Coloco ele no chão e dou sequência ao dia: arrumo a cama, bebo água, tomo banho, passo protetor e me visto. Por último de tudo vem o perfume. Adoro perfume...

Saio, ligo o carro, ligo o ar condicionado e resolvo não colocar os óculos escuros. Ligo o rádio e escuto uma música da década de 90. No meio do caminho, paro o carro no meio da rua: galinhas d'angola fugiram de algum quintal e estão zanzando pelo trânsito do bairro. Acho graça (elas são engraçadinhas). O cara do pálio vermelho quase que não para o carro para elas. "Para! Filho da Puta!", é o que eu grito de dentro do meu carro. O pessoal que está fazendo caminhada escuta e acha graça.

Aliás, por que as galinhas d'angola atravessaram a rua?

Para chegar ao outro lado...

Com as galinhas em segurança na calçada, sigo em frente. E, em frente, há cavalos pastando o pasto seco. Passando por eles também está o senhor gordinho que corre todos os dias. Ele sempre está suado e com cara de quem vai morrer de infarto, mas todos os dias ele corre. Eu? Esperando a dor nas costas passar para voltar a caminhar.

Sigo em frente, faço curvas, desvio de buracos. No meio do caminho para o trabalho, vejo nosso futuro.

Todos os dias, na ida e na volta. Ao lado dele, estão seus dois velórios. São raros os dias em que não há ninguém sendo velado neles.

Sigo em frente. Seguimos em frente.

Ribeirão Preto, 19 de setembro de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário