30 de jan. de 2020

APRENDA A CALAR A BOCA

Meu caro, minha cara.

Há muitos anos, quando eu ainda tinha sangue nos olhos e asas nos pés, fui escalada a participar de uma entrevista junto com uma amiga minha.

Ela estava muito p*** por ter que fazer aquela entrevista e não queria ir sozinha (acho que para não ter que cometer um assassinato...)

O porquê de tudo isso? O entrevistado era filho de um parceiro importante de negócios da empresa. Graças ao cosmos, a pessoa que pediu a entrevista (um dos pináculos da empresa), avisou que seria uma entrevista sem compromisso e que deveríamos avaliar o rapaz com o mesmo critério que qualquer outro.

(ufa...)

(Um pequeno adendo: tive sorte de trabalhar numa empresa onde nunca tive que passar por essa situação, a de contratar alguém porque alguém "lá de cima" mandou)

Pois bem. Chegou a hora da entrevista e lá fomos nós receber o rapaz.

No currículo, experiência em banco, habilidade avançada no Excel e um TCC baseado no estudo de caso sobre em uma empresa de grande porte.

E, a partir daí, o show de horrores começou...

Sobre o que estava no currículo e o que ele falou sobre BANCO:

- experiência com análise de relatório de perdas;
- elaboração de planos de ação;
- outra coisa que eu não vou lembrar agora.

Só que ele não sabia que...

...eu já trabalhei em banco;
...analisando relatórios de dividas em perdas;
...elaborando e executando planos de ação de recuperação;
(E foi assim que consegui minhas duas promoções durante o período que trabalhei lá)

O resultado dessa etapa foi que ele acabou admitindo que não analisava nada, só imprimia os relatórios para sua gerente... E ficava esperando qual o próximo relatório que precisaria tirar.

Sobre o que estava no currículo e ele falou sobre TCC:

- Participação no estudo de caso em uma grande empresa da cidade
- análise da área de gestão e logística
- devolutiva à empresa sobre os dados pesquisados

Só que ele não sabia que...

...sempre fui louca por pesquisa científica
...sigo à risca o que está na ABNT
...a minha amiga tinha trabalhado em uma empresa com foco muito forte em gestão de resultados (uns verdadeiros tarados por indicadores e performance...)

O resultado dessa etapa foi que ele acabou admitindo que o TCC foi em grupo e ele não soube responder:

- qual era o ponto que foi investigado
- quais os resultados que foram observados
- quais as sugestões de melhoria que eles deram para a empresa

(Tirem suas próprias conclusões sobre como que ele conseguiu tirar nota não sabendo nada a respeito do próprio trabalho)

Sobre o que estava no currículo e ele falou sobre EXCEL:

- sólidos conhecimentos
- muita experiência
- sólidos conhecimentos (de novo)

Só que ele não sabia que...

...minha amiga era (e continua sendo) muito ninja no Excel...

O resultado dessa etapa foi que ele mentiu saber programação em macro NA CARA LARGA, mesmo não sabendo explicar como funciona o PROCV.

(...)

O resultado? Nos despedimos educadamente e demos uma devolutiva de que "no momento não temos nenhuma vaga para seu perfil".

(...)

Eu entendo que a busca de um emprego (ou qualquer outra coisa que se julgue valer a pena) seja algo necessário e desejoso para qualquer ser humano normal, mas, se for para mentir num currículo ou numa entrevista (ou em qualquer outra coisa), cale a boca...

O crime não compensa, não...

Ribeirão Preto, 30 de janeiro de 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário